Ivo Oliveira

Investigador do Laboratório de Paisagens

Doutor em Arquitetura pela Escola da Arquitetura da Universidade do Minho. Professor Auxiliar na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM) e investigador do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e membro da direção da plataforma UM-Cidades.

No Lab2PT tem produzido investigação sobre o ensino dos temas da ‘cidade e do território’, destacando-se a participação na plataforma digital onbeingwithit.pt e na sequência da investigação de doutoramento tem abordado a temática da infraestrutura viária e do espaço público nos territórios extensamente urbanizados. Desde 2017 é membro da equipa do projeto de investigação NoVoid: Ruínas e Terrenos Vagos nas Cidades Portuguesas, financiado pela FCT que reúne a Escola de Arquitetura da Universidade do Minho e 3 instituições da Universidade de Lisboa. Desde 2019 é membro da equipa do projeto de investigação A&BM, O Mar e o Litoral, Arquitectura e Biologia Marinha: O Impacto da Vida do Mar no Ambiente Construído, financiado pela FCT e que reúne o Lab2PT e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).

Na qualidade de membro da direção da plataforma UM-Cidades integrou a organização e júri do concurso Municípios do Ano, um evento que procura promover e valorizar práticas exemplares de atuação na cidade e no território, nomeadamente na forma como podem contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável e justa.